data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
O movimento intenso nas últimas semanas provocou a interdição de vários pontos turísticos da região da Quarta Colônia. Mesmo com a pandemia do coronavírus, locais como o Distrito de Vale Vêneto e a Ermida São Pio, em Faxinal do Soturno, têm registrado grandes aglomerações de turistas, principalmente aos finais de semana.
Cidades ao redor de Santa Maria já somam 48 infectados por coronavírus
Em Vale Vêneto, conforme o prefeito de São João do Polêsine, Matione Sonego (MDB), foram instaladas diversas placas informando aos turistas sobre a interdição das praças e gramados. No entorno da Igreja de Corpus Christi, o prefeito conta que havia cerca de 35 carros estacionados só no último domingo.
- São famílias inteiras que vêm até os locais de área verde de Vale Vêneto. Essas pessoas fazem piquenique, fazem churrasco, sentam muito próximas e não usam máscaras. Hoje, não temos nenhum caso confirmado em São João do Polêsine, mas ficamos preocupados com a quantidade de pessoas que vêm de outras cidades e pode disseminar o vírus. A preocupação é ainda maior porque há muitos moradores idosos em Vale Vêneto - afirma Sonego.
Ainda conforme o prefeito, outros espaços como praças e ginásios do município também estão fechados. A prefeitura, juntamente com a Guarda Municipal, tem fiscalizado as áreas públicas a fim de dispersar aglomerações. No próximo final de semana, as ações de fiscalização devem se intensificar em Vale Vêneto.
- As pessoas precisam entender que o isolamento é para ficar em casa. Não é porque Vale Vêneto é um local tranquilo de interior que os turistas podem vir para cá agora - pede Sonego.
FAXINAL DO SOTURNO
A Ermida São Pio, tradicional ponto de lazer em Faxinal do Soturno, também foi interditada pela prefeitura. A igreja está fechada e as celebrações suspensas. Também está proibido o uso da área de lazer e churrasqueiras.
Placas foram colocadas para informar os visitantes.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Divulgação
A medida foi tomada por causa das aglomerações no local nas últimas semanas. Nesta quarta-feira, também foram colocadas placas informando a interdição da pracinha de brinquedos, que fica junto à Praça Matriz Vicente Pallotti, e do Estádio Municipal Eusébio Roque Busanello. Fiscais da prefeitura e a Brigada Militar orientam os moradores em caso de grande concentração de pessoas.
SILVEIRA MARTINS
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">O Monumento ao Imigrante Italiano, em Silveira Martins, é outro ponto turístico da região que teve aumento de movimento. Pessoas de várias cidades da região vão até o local aproveitar a vista da natureza e confraternizam em rodas de chimarrão.
Conforme a Brigada Militar,a área não está interditada, mas há fiscalização de rotina todos os dias por lá. Aos finais de semana, essa fiscalização é intensificada e os policiais, juntamente com profissionais da Vigilância em Saúde e Secretaria de Saúde, orientam o distanciamento recomendado e o uso obrigatório de máscaras.
RESTINGA SÊCA
Conforme o prefeito Paulo Salerno (MDB), em Restinga Sêca os brinquedos infantis e bancos foram interditados nas praças do município. Apenas as pistas de caminhada estão liberadas. No balneário das Tunas, alguns moradores têm voltado para suas casas de veraneio, mas não há concentração de grupos nas áreas públicas.
Ainda segundo o prefeito, na região do Distrito do Recanto Maestro as aulas foram suspensas na faculdade, mas o hotel segue funcionando seguindo recomendações do governo do Estado. No distrito, conforme ele, não houve registro de grandes aglomerações.
*Colaborou Janaína Wille